quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No passado dia 3 de Dezembro comemorou-se o dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O Núcleo dos Apoios Especialzados do Agrupamento de Escolas de Arões, assinalou essa data com uma campanha de sensibilização para a diferença.
Na escola Escola EB 2,3 de Arões esta campanha consistiu na entrega de desbobráveis informativos e da visualização do filme " A menina Azul".
No final do filme os alunos elaboraram um cartaz com frases aluvivas ao tema: "Ser diferente é..." o qual foi decorado com impressão de mãos de várias cores.
Nas EB1s/JIs, a comemoração efectuou-se durante a semana de 30 a 3 de Dezembro e consistiu na leitura de histórias em formato digital alusivas ao assunto, designadamente: "Um Mundo cheio de Pessoas Coloridas" e " A Menina Gigante".
No final solicitou-se aos alunos que reflectissem sobre o tema e concretizassem igualmente um cartaz.
Foi grande a adesão dos alunos que se mostraram muito interessados, participativos e entusiasmados.
Pois numa perspectiva de escola inclusiva, pretende-se que a comunidade educativa encare esta temática com naturalidade e se caminhe para que num futuro ideal, em que a sensibilzação esteja de tal forma interiorizada, não seja necessário fazer campanhas.
Relativamente ao balanço final da actividade, julgamos poder dizer que a mesma decorreu bastante bem, pelo que o balanço é francamente positivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário