quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Corrida Solidária

Os alunos do curso de Gestão Desportiva organizaram uma corrida solídária, no dia 16 de dezembro, em prole de uma aluna de NEE do Agrupamento de escolas de Valpaços com o objetivo de angariar fundos para a compra de uma cadeira de rodas e de umas botas ortopédicas. A adesão por parte da comunidade foi muito gratificante, aqui ficam alguns testemunhos:



Exposição de trabalhos de Natal

Os trabalhos que a seguir se podem visualizar foram elaborados pelos alunos com NEE do nosso Agrupamento, ora vejamos:
















Postais de Natal


Os alunos do Agrupamento de Escolas de Valpaços desejam  a toda a Comunidade, Boas Festas!






Época de Natal

Os alunos com NEE do Agrupamento de escolas de Valpaços construíram postais de natal e escreveram lindas mensagens alusivas a esta época natalícia, ora vejamos:




domingo, 8 de dezembro de 2013

Um dia com a diferença

No dia 3 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Neste dia foram colocados estes magníficos cartazes que a seguir se apresentam, na sala de convívio da escola Secundária para sensibilizar toda a Comunidade educativa.




OS alunos de NEE decoram marcadores de livros e colam frases alusivas à diferença para distribuirem pela comunidade escolar.


Na aula de Psicomotricidade e Expressão corporal, os alunos executaram jogos com alegria e muito entusiasmo, sob a orientação do Professor Paulo Marta de Educação Física.
Todas estas atividades são ainda meios para que os alunos possam desenvolver o seu bem-estar, crescer na sua confiança pessoal e na relação com os outros.






Saúde Escolar

 Elaborar os sentimentos de amor, ciúme, inveja, exclusão, abandono, permitindo um processo de transformação, que leva à inclusão dos alunos com NEE na comunidade de forma mais harmoniosa. O trabalho sobre os afetos contribuirá para o desenvolvimento de processos comunicativos essenciais a uma melhor cooperação familiar e social. Neste âmbito a  enfermeira Rosa veio ao à Escola Secundária para sensibilizar os alunos com NEE sobre a Sexualidade e os cuidados a ter na adolescência, ora vejamos:




Alguns dos trabalhos efetuados pelos alunos


Pipocas

No dia 28 de novembro, voltaram à cozinha da escola para confecionarem pipocas, ora vejam:



Compota de maça

No dia 15 de novembro os alunos  de NEE do Agrupamento de escolas de Valpaços dirigiram-sà cozinha da escola secundária para realizarem atividades ocupacionais e socialmente úteis. Foram estimulados na identificação de diferentes componentes para a execução de compotas, observaram regras de higiene e segurança numa cozinha, o que lhes permite uma maior autonomia pessoal e uma melhor integração social e no mundo do trabalho. Aqui ficam alguns testemunhos: